BehanceInstagramContato telefónicoE-mail
Tecnotech - Digital Solutions

Blog

Bem-vindo ao blog da Tecnotech!
Seja bem-vindo ao nosso blog, aqui iremos falar de vários assuntos do nosso dia a dia. Com a finalidade de abordar os assuntos, com um foco mais voltado para a tecnologia.
Se você gosta de estar à par do que há de novo e de como isso pode afetar ou influenciar a nossa vida, este blog é o teu lugar! 

A 4ª revolução tecnológica: O que nos espera?

A 4ª revolução tecnológica! Se de certa forma este título chamou sua atenção, fique aqui comigo neste post e venha descobrir o que esperar da tão falada 4ª revolução tecnológica.

Quais serão as novas tecnologias? O que de novo irá surgir? Quais as principais diferenças entre as outras revoluções tecnológicas?

Todas estas questões irei responder ao longo deste post. Venha comigo!

O que é uma revolução tecnológica?

Para abordar este assunto e de forma a esclarecer a temática, irei fazer uma pequena introdução aos conceitos e termos utilizados no que se entende por revolução tecnológica.

Ao longo da história da humanidade, muitas mudanças aconteceram, derivadas das descobertas que iam acontecendo. Um grande exemplo disso, foi a descoberta do fogo! Você já imaginou viver sem fogo nos dias de hoje?

Seria impensável! Mas alguém teve que o descobrir para que você o utilize hoje em dia. Assim também acontece em termos tecnológicos. Tudo aquilo que usamos de tecnologia atualmente foi descoberto anteriormente por alguém.

No tocante à revoluções, podemos dizer, que é tudo o que muda (sentido, forma, ser, etc) de forma abrupta ou de uma forma disruptiva. Por outro lado, tecnologia é tudo aquilo que o homem utiliza como ferramenta, método, meio, veículo ou ação com ajuda de algo externo para executar as suas tarefas.

Assim podemos dizer que uma revolução tecnológica, é um conjunto de mudanças ao nível de ferramentas, métodos, veículos ou ações, que vieram a mudar de forma significativa a vida da sociedade em geral.

A 1ª revolução tecnológica

A 1ª revolução tecnológica se deu nos meados do século XVIII, mais propriamente em 1765, nessa altura foi possível ver o grande avanço que a indústria sofreu, pois houve uma grande mecanização do setor industrial.

Um dos setores que mais sofreu alterações a nível de implementação de novas máquinas, foi o setor agricolo, sendo a descoberta do motor a vapor um grande impulsionador destas alterações, entretanto, o setor de transportes sofreu uma grande alteração, pois devido aos motores a vapor, houve um crescimento do número de ferrovias, facilitando o transporte de bens e cargas.

A 2ª revolução tecnológica

Já na 2ª revolução tecnológica, as grandes alterações vieram um século depois da 1ª revolução (1870), e se deu, muito em parte, pela descoberta de novas formas de fontes energéticas.

Eletricidade, gás e petróleo, foram as fontes que possibilitaram aquilo que iria transformar toda a indústria e meios de transporte, assim, o motor ficaria no passado e o motor a combustão, que utilizamos até hoje, passaria a ser o maior responsável pelo crescimento gigantesco de vários setores industriais pelo mundo a fora.

Para além do motor a combustão, outros avanços significativos que tivemos, foi no setor das telecomunicações, onde o telégrafo e o telefone trouxeram importantes mudanças e a indústria do aço.

A 3ª revolução tecnológica

No que toca à 3ª revolução tecnológica, e para não variar das duas revoluções anteriores, o que foi o catalisador desta revolução, foi o surgimento de mais uma forma de fonte de energia.

Dessa vez, diferente do carvão em relação à eletricidade, gás e petróleo, a descoberta da energia nuclear veio complementar e impulsionar a indústria ainda mais.

Assim, em 1969 foi possível ver o surgimento de eletrônicos, telecomunicações e computadores. Desta forma foi possível ver pela primeira vez as expedições espaciais, pesquisas em biotecnologia e outras inovações que até então eram impensáveis.

A indústria por sua vez, veria a implementação de inovações como os controladores lógicos programáveis (PLCs) e robôs que mais tarde ajudariam na automação de vários setores de alto nível e rendimento.

A 4ª revolução tecnológica

E a 4ª revolução tecnológica, será que só a veremos em 2070? Não tenho uma bola de cristal, mas, se pararmos para analisar todas as outras três revoluções tecnológicas tiveram algo em comum. Você sabe me dizer o que elas tiveram em comum?

Se você leu com atenção até aqui dirá, uma nova fonte de energia! Sim, passamos do carvão para combustíveis fósseis e eletricidade, depois para a energia atômica e agora temos um novo conceito. A energia quântica veio revolucionar por completo tudo aquilo que entendemos por computação.

Para terem uma ideia, um computador quântico pode ser 180 milhões de vezes mais rápido do que um supercomputador atual, desta forma, tudo o que nos rodeia sofrerá uma evolução enorme de uma maneira muito rápida.

Se aliarmos à descoberta da energia quântica a AI (Inteligência Artificial), teremos os ingredientes perfeitos para uma nova revolução, a revolução 4.0 está às portas! Sim, mais próxima do que podemos imaginar.

Mas você pode estar se perguntando, o que vai mudar? Se nas outras revoluções podemos ver grandes alterações a nível industrial, desta vez, veremos não só grandes revoluções industriais, mas também, uma grande evolução a nível social.

Para que fique mais claro, irei listar vários itens dessas mudanças, que influenciam tanto  setores empresariais como vários outros setores da nossa sociedade, inclusive nossas vidas no dia a dia.

Big Data:

Todo esse grande avanço tecnológico proporcionou o surgimento de locais onde é possível a concentração de um volume de uma grande quantidade de dados valiosos.

Blockchain:

Surgiu uma nova tecnologia que descentralizou as medidas de segurança de dados e permitiu processos digitais mais seguros.

Inteligência artificial:

Tecnologia que otimiza processos e facilita a realização de tarefas que seria feita pela homem, machine learning onde a própria IA se programa e “aprende” tudo aquilo que tiver acesso.

Cloud computing;

Com esta tecnologia, deixamos de ficar limitados a um espaço físico no que toca a armazenamento de dados, e graças à criptografia de dados, o acesso das informações se torna mais seguro.

IoT:

O termo internet das coisas pode ser novo para alguns, mas se refere a uma rede de dispositivos conectados de um forma coletiva, que por sua vez, se conecta à nuvem (cloud).

IoB:

Internet of bodies (internet dos corpos), segue a mesma linha que a IoT, mas neste caso é mais focado em dispositivos que integram a tecnologia ao nosso corpo (ex: smartwatch)

IoE:

Internet of everything (internet de tudo), reúne os conceitos de IoT e IoB, criando assim um superconceito, onde agrupa, conceitualmente, virtualmente, coisas, pessoas, processos e dados, numa conexão de rede inteligente.

O que nos espera?

Podemos ver que temos todos os ingredientes para que a 4ª revolução tecnológica se dê. A questão não é se, mas quando! E por tudo aquilo que eu listei, podemos concluir que está bem próximo!

Deixe a sua opinião no comentário logo abaixo e não perca os outros post do nosso blog.

7 de Dezembro, 2023
admin
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© Todos os direitos reservados. Tecnotech 2024.